Como o Posicionamento de Imagem fez Donald Trump vencer as eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2024
A eleição para presidente nos Estados Unidos
As eleições presidenciais para os Estados Unidos estavam acirradas. Uma disputa implacável travada pelo atual presidente e candidato a reeleição pelo partido dos democratas, Joe Biden, contra o ex presidente, condenado e candidato dos republicanos Donald Trump.
Entretanto, um incidente histórico definiu o rumo das eleições: a vitória de Donald Trump.
O incidente
No dia 13 de Julho, durante um comício no estado da Pensilvânia, nos EUA, o ex presidente e candidato pelos republicanos Donald Trump, sofreu uma tentativa de assassinato. Ele estava discursando em um palanque quando foi alvejado por disparos de uma AR-15. Um dos disparos acertou a orelha do ex presidente de raspão, por sorte. Infelizmente houve uma vítima fatal no incidente. Nossos sentimentos à família.
A grande sacada
Na verdade, como se diz no bom português, você provavelmente já sabe mais sobre esse incidente do que quem vos escreve. Até mesmo porque isso virou notícia no mundo inteiro: ponto 1 (marketing). O que eu quero trazer aqui, é como o Ex presidente transformou essa tentativa de assassinato em vitória: como ele definiu seu Posicionamento de Imagem e o utilizou para vencer as eleições.
O que é Posicionamento de Imagem
Antes de explicarmos como Donald Trump utilizou-se do posicionamento de imagem para vencer as eleições iremos trazer o conceito de posicionamento de imagem. Queremos garantir que você compreenda o todo, pois nosso objetivo é que você perceba como a sua imagem é de suma importante e como você pode aplicar isso em seu negócio.
Dito isso... o posicionamento de imagem nada mais é do que a primeira coisa que vem à cabeça das pessoas quando elas pensam em você. É o conceito que as pessoas pensam de nós dentro da mente delas, é a primeira impressão. Conhece aquele ditado: "A primeira impressão é a que fica?", pois é, agora você vai conhecer outro que o acompanha, pois: "Você nunca terá uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão".
O processo de formação do Posicionamento de Imagem
O processo de formação do Posicionamento de Imagem é, na teoria, muito simples: Primeiro você constrói uma imagem (de sucesso) em seguida você a posiciona na mente das pessoas (dos seus clientes, eleitores,....).
Acontece que, na prática, esse processo exige muita energia, muita percepção e muita análise. Não é nada fácil criar uma imagem que represente o sucesso para o seu público alvo e é exatamente aí que está "o pulo do gato" porque quanto mais a sua imagem representar o que o seu público alvo (clientes, eleitores...) querem ver, mais fácil você será posicionado.
Entenda uma coisa. De qualquer forma, você vai ser Posicionado. Posicionamento é o espaço que você ocupa na mente do seu público alvo, do seu cliente. É como ele vai te julgar, e ele vai te julgar de qualquer forma (isso faz parte da natureza humana). Com o posicionamento de imagem, nós tornamos esse processo consciente. Nós projetamos o que o seu público alvo irá pensar sobre você e te posicionamos na mente do seu potencial cliente.
Como Donald Trump utilizou o Posicionamento de Imagem para vencer as eleições.
Em primeiro lugar, você deve estar pensando: "Esse cara é doido, as eleições nem aconteceram e ele disse que o Donald Trump já venceu!?". Sim.... quer dizer, não! Eu não estou maluco!
É fato que as eleições não aconteceram ainda, mas o Posicionamento de imagem que o Donald Trump criou, o que ele fez com que as pessoas pensassem sobre ele após o incidente histórico, definiu o rumo das eleições (que ainda nem aconteceram).
O Grande Posicionamento de Imagem de Donald Trump
Se você viu o vídeo, percebeu a reação de Donald Trump momentos após os disparos. Se você não viu, o convido a ver. De qualquer forma, vou descrever pra você aqui!
"Lá está ele, rebaixado por conta dos disparos. Um deles o acertou. Uma multidão de agentes secretos se jogam em sua frente para protegê-lo com seus próprios corpos, mas de repente....após alguns instantes.... Donald Trump se levanta ensanguentado, rugindo como um leão. Se levanta como um rei após receber a coroa. Se levanta para dar forças ao povo que foi jogado ao chão. Se levanta para mostrar que vai continuar de pé, mesmo nos momentos em que tomar um tiro (na cabeça). Se levanta, para ser seu presidente novamente".
Descrito assim, talvez você até pense que é uma cena de filme. E escute o que eu estou dizendo, isso vai se transformar em um filme. Mas a verdade é que, é essa a imagem que se instaurou na mente do povo mais orgulhoso da Terra. Do eleitor mais orgulhoso da Terra.

Eu te disse que ele ia ganhar!
Talvez a headline tenha te feito entrar nesse artigo, meio duvidoso ou cético, eu diria. Você deve estar pensando: "Mas só isso vai fazer ele ganhar as eleições".
Tá, se for esse o caso, vou te explicar novamente. A imagem entra na mente das pessoas, como uma semente, germina, vira uma árvore gigantesca que geram frutos.
Depois de tudo que aconteceu, a única coisa que o povo mais orgulhoso do mundo consegue pensar é: "É esse cara que eu quero comandando nosso país, é ele que é o melhor". Esse foi o posicionamento de Imagem que ele gerou na mente das pessoas.
Imagine essa imagem associada ao ponto 1 (Marketing). Esse incidente virou notícia mundial!
A prova
Se você ainda sim você não acredita, vou te dar algumas das provas.
Logo após o incidente, dois dos candidatos menores que, em momentos anteriores, criticavam e diziam que nunca apoiariam Donald Trump, mudaram seus posicionamentos e passaram a apoiá-lo na sua campanha na corrida presidencial de 2024.
Se você ainda continua cético, escuta essa:
"O presidente dos Estados Unidos Joe Biden anunciou neste domingo (21) que desistiu de concorrer à reeleição e disse apoiar a vice-presidente Kamala Harris para liderar chapa democrata. Em um comunicado no X, Biden disse que cumprirá o seu mandato até janeiro de 2025"
Fonte: G1 Globo
Será que ele desistiu à toa? Quem enfrentaria Donald Trump com a saída do maior nome para enfrentá-lo?
Sem o seu maior concorrente, é só correr pro abraço! Mais 4 (ou 8) anos de Donald Trump.

O que o Posicionamento de Imagem pode fazer por você
Se você acha que o posicionamento de imagem não funciona, vou te convidar a ver a imagem abaixo.

Mas como? Como uma simples imagem pode gerar tanto resultado?
A primeira coisa que você precisa entender é que não é uma simples imagem. Essa imagem, na mente do seu cliente, vira um conceito. Se seu cliente passa a acreditar que você é o melhor, então você será o melhor, não importe quantos outros produtos ou serviços serão apresentados pra ele.
"Mas o posicionamento de imagem nunca funcionou pra mim! Eu não acredito nisso!"
O que eu mais vejo acontecer são pessoas céticas ao posicionamento de imagem acreditando que não funciona. Em partes eu creio que isso é por conta de profissionais medíocres que temos no mercado, que, por vezes, não tem a mínima ideia do que fazem e começam a transformar os profissionais em robôs (utilizar metodologias anteriormente utilizadas ou replicá-las).
Mas quando você tem um posicionamento muito bem definido, muito transparente, muito efetivo, as pessoas não se sentem confusas sobre o que pensar de você e conseguem discernir exatamente os seus diferenciais.
Quando você tem um posicionamento muito bem definido, assim como é o de Donald Trump, o resultado é exatamente esse: A concorrência, passa a ser irrelevante!
Se você tiver alguma dúvida, me mande no meu instagram @teles.ph_
Até a próxima.
Por: Gleidson Teles - Fotógrafo especialista em Posicionamento de Imagem
