1 - Porque fazer o Posicionamento de Imagem?
Você, empreendedor, gostaria de gastar menos e vender mais?
Quem não gostaria, não é verdade!?
Parece improvável que seja realidade, mas a verdade é que nós performamos uma redução de custo de tráfego de mais de 40x para uma cliente (Vídeo 1).
Nesse momento você deve estar achando improvável, 'conversa pra boi dormir' ou pelo menos se perguntando... "mas como isso é possível?"
Eu te conto! Com estratégia e com a imagem correta!
Uma imagem fala mais do que mil palavras. A imagem de sucesso te permite se conectar diretamente com o seu cliente e com as necessidades dele, sem rodeios, simples assim!
É por isso que devemos ter um Posicionamento de Imagem muito bem definido. Com o Posicionamento de imagem correto, você não só vai conseguir atingir o público correto, mas vai conseguir enviar mensagens mais alinhadas com seu público, que por sua vez, vai te gerar mais autoridade e confiança perante seus clientes.
Em termos numéricos, isso significa que você precisa gastar menos para convencê-lo, gerando menores custos de tráfego e mais vendas (pois você estará atraindo o público correto).
Parece bom de mais pra ser verdade, não é!?
Mas é verdade! E é uma técnica que profissionais e empresas já utilizam há décadas.
Mas afinal, o que é Posicionamento de imagem?

Figura 1.1 - Posicionamento de Imagem da Carollyne Ribeiro.
2 - O que é o Posicionamento de Imagem?
As pessoas vão te julgar!
É da natureza humana. Acostume-se com isso.
Por que não, então, utilizar esse julgamento como algo positivo para você?
Esse processo é o que chamamos de Posicionamento de Imagem.
O julgamento que criamos a partir da percepção sobre determinado objeto, produto, pessoa ou empresa é o que chamamos de posicionamento. Em outras palavras, é o que pensamos sobre estes. O conceito que criamos a partir da imagem que nos é apresentada.
Por exemplo: O que você pensa quando eu digo Apple? E o que você pensa quando eu digo Elon Musk? E o que você pensa quando eu digo Papa Francisco?
Esse processo é uma via de mão dupla. Da mesma forma que criamos essas opiniões e conceitos, nós também transmitimos informações e possibilitamos nossos clientes de nos posicionarem.
Assim, a sua imagem determina quais os conceitos que o seu cliente terá sobre você bem como se esses conceitos serão positivos ou negativos.
"Se você começar o jogo perdendo, nunca vai ganhar" (Specter)

Figura 2.1 - Posicionamento de Imagem Kelly Beatriz, consultora de imagem.
O que é Branding?
Na seção 2 abordamos como nossos clientes criam conceitos a partir das imagens que apresentamos a eles (informações).
O projeto desses conceitos (do que o cliente irá pensar sobre determinada marca) é o que chamamos de Branding da marca.
No caso, o que os clientes irão pensar sobre nós é projetável. Isso é Branding Pessoal.
Mas por que isso é tão importante?
Porque as relações de consumo mudaram. Os clientes não compram mais de empresas que não tem um posicionamento e um branding bem definido. Causas sociais, ambientais, entre outros, são exemplos de branding e posicionamento que as empresas tomam para si.
Você se lembra do caso Carrefour?
Com isso, as empresas necessitam de uma identidade, de um rosto, de uma cara e precisam deixar claro os seus valores. Esse processo de criar uma estratégia de identidade visual para a marca é o que conhecemos como Branding. É o posicionamento da marca no mercado.

Figura 3.1 - Posicionamento de Imagem do empresário Gabriel Morais.
4 - Onde acontece o Posicionamento de Imagem?
É aqui que os empreendedores se confundem. Muitas vezes não conseguem compreender de forma integral esse processo.
Vou explicar o processo todo utilizando uma marca já estabelecida no mercado: A Rolex.
Se você não conhece a Rolex, de maneira muito direta, é uma marca que produz relógios para um público muito específico: o público AAA (pessoas com alto poder aquisitivo).
Mas como é o processo de agregação de valor dos produtos da Rolex?
Vejamos bem....
A Rolex traz uma produção Hollywoodiana para a apresentação dos seus produtos (imagem do produto com um posicionamento de imagem muito bem definido: para pessoas com alto poder aquisitivo).
Esse posicionamento nos induz a perceber seus produtos como foram projetados (alto valor agregado). Ou seja, o posicionamento de imagem da Rolex nos faz posicioná-la em nossas mentes como uma marca com alto valor agregado.
Uma vez que esse posicionamento está admitido e o seu público alvo (público AAA) passa a consumir os seus produtos, isso reforça ainda mais o Posicionamento de Imagem definido (projetado) pela marca, que gera um ciclo cada vez mais rentável para a marca, que cada vez mais agrega mais valor aos seus produtos.

Figura 4.1 - Posicionamento de Imagem da Geysa Frohlich
Concluindo...
O posicionamento de imagem é uma ferramenta incrível para diminuir seus custos e aumentar suas vendas, uma vez que te possibilita gerar mais autoridade e confiança por parte dos seus clientes.
É possível projetar os conceitos que os clientes criarão sobre você: segurança, confiança, autoridade, competência, rapidez, habilidade, entre outros.
Se você deseja saber mais sobre esse assunto ou realizar uma sessão de Posicionamento de Imagem, vou deixar minhas redes sociais aqui abaixo para maiores informações.
Até a próxima!

Gleidson Teles - Fotógrafo especialista em Posicionamento de Imagem e Branding.
Vídeo 1 - Como Diminui o custo de marketing em mais de 40x para uma cliente.